quinta-feira, 2 de junho de 2011

Natalino Salgado é reeleito reitor da UFMA com 76,9% dos votos

Com três professores doutores candidatos à Reitoria e um a vice-reitor, a maior consulta prévia da história da Universidade Federal do Maranhão evidenciou a preferência da comunidade acadêmica pela reeleição de Natalino Salgado, para o período 2011-2015.
Com a proposta de consolidar o crescimento da UFMA com inovação e inclusão social, Natalino foi o primeiro a inscrever-se para concorrer ao cargo máximo da Instituição e, como candidato nº 1, teve 76,9% dos votos válidos, sendo o mais votado, liderando uma lista tríplice a ser analisada pelo Consun.
O ministro da Educação, Fernando Hadad, nomeará o futuro reitor da UFMA e a posse se dará em outubro. A maior consulta prévia ocorreu em clima de normalidade, com o voto livre, direto e democrático da comunidade universitária. Todos os candidatos inscritos tiveram a oportunidade de divulgar seus programas e disseminar suas idéias. Os mais diferentes recursos de propaganda foram utilizados dentro dos limites determinados pela Resolução 151 do Consun, aplicada e fiscalizada rigorosamente pela Comissão Eleitoral.
Cláudia Durans, candidata nº 2, com o slogan “Autonomia, Democracia e Austeridade”, teve 7% dos votos. A candidata Sirliane Paiva, com o slogan “Gestão Pública, Democrática e Transparente”, foi a última a inscrever-se no processo, ficando em 2º lugar na lista tríplice, com 14,66% dos votos da comunidade. O percentual de votos nulos e em branco foi inferior a 2%
Em entrevista à imprensa, Natalino Salgado afirmou que o processo da consulta prévia é importante e democrático, no qual a comunidade manifestou de modo expressivo o desejo de consolidar o crescimento da Instituição.
“Estou muito satisfeito com a credibilidade na minha gestão manifestada nesta eleição. Agradeço cada voto de confiança e de aprovação nos projetos que desenvolvemos nestes quase 4 anos. Nosso compromisso agora se torna ainda maior na missão de conquistar a excelência no ensino, na pesquisa e extensão. Nossa meta é avançar em todos os setores, como na interiorização, internacionalização, inclusão social e tecnologias de ponta, com ambientes humanizados para que ela se torne uma Instituição de Ensino Superior Pública referência para o Nordeste e para todo o país”, afirmou emocionado o reitor reeleito.
“Vote Com Ciência” foi o slogan do candidato único à vice-reitoria, Antonio José Silva Oliveira, que garantiu 81,01% dos votos válidos, ficando reeleito ao cargo, para os próximos 4 anos . “A Universidade Federal vive um momento de franca evolução. Sinto-me honrado em participar desse processo, além de grato a todos os que me apoiaram”, disse Oliveira.
O amplo processo eleitoral foi realizado simultaneamente em 35 cidades do Maranhão, incluindo o campus sede do Bacanga, na Ilha de São Luís, os 7 campi no interior (Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo) e em mais 26 municípios do Estado, nos quais a Universidade possui programas especiais, como o Pró-Campo e o PROEB, e pólos de Educação a Distância.
Durante todo o dia 31 de maio, o processo eleitoral deixou o campus do Bacanga movimentado, mas a votação foi tranquila, iniciando-se às 8h e com término às 21h30, com início imediato da apuração das urnas, eletrônicas e convencionais.
O resultado oficial da Consulta Prévia foi divulgado na noite desta quarta-feira, 1º de junho, pela coordenadora da Comissão de Consulta Prévia, Maria Elisa Lago Borges. A Comissão teve o apoio e consultoria de Técnicos do Tribunal Regional Eleitoral que supervisionaram e participaram de todo o processo, fazendo inclusive a abertura de urnas e, de modo especial, das que não emitiram automaticamente o Boletim de Urna, o que ocorreu em três eletrônicas, que precisaram ser levadas ao TRE para que fosse concluída a leitura dos Boletins, na presença de representantes de todos os candidatos.
A expectativa é a de que a preferência da comunidade acadêmica seja respeitada na oficialização do nome ao cargo de reitor para a gestão 2011-2015. O resultado da consulta será agora informado à Reitoria com todo material do transcurso e, em seguida, encaminhado ao colegiado superior para homologação e indicação da lista tríplice. O prazo para que seja enviado o resultado da consulta ao Colegiado Especial Eleitoral e ao Ministério da Educação vai até o dia 5 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário