domingo, 17 de abril de 2011

Seminário na Assembleia debate bullying nas escolas

texto de Jacqueline Heluy(jornal pequeno 15 de abril de 2011 às 18:22)

As escolas brasileiras não estão preparadas para enfrentar e prevenir as práticas de bullying entre crianças e adolescentes. O alerta foi feito nesta sexta-feira, 15, durante o I Seminário Internacional sobre o Bullying Escolar e Cultura de Paz, realizado na Assembleia Legislativa.
O evento reuniu educadores do Maranhão e de vários estados, pesquisadores nacionais e internacionais, representantes do governo estadual e municipal e estudantes. Presente a deputada Eliziane Gama (PPS), autora da lei estadual de combate à prática de bullying nas escolas.
Apesar da realidade avassaladora e preocupante, durante o seminário foi informado que o Maranhão já está dando os primeiros passos para este enfrentamento. Oito escolas de cinco municípios estão desenvolvendo projeto de combate e prevenção à prática de bullying a partir de uma ação da organização Plan Brasil, com o apoio das respectivas Secretarias de Educação Municipal. O município de Codó é o primeiro do Maranhão a ter uma lei municipal de combate ao bullying.
De acordo com pesquisadora Cleo Fante, idealizadora do programa antibullying “Educar para a Paz”, o projeto nas escolas maranhenses tem atuado com 3.700 estudantes dos municípios de Codó, Timbiras, Peritoró, São Luís e São José de Ribamar. Os pesquisadores comprovaram que 11% deste total de alunos, equivalente a 407 estudantes, estão vivenciando bullying dentro das suas escolas, dos quais 3% são agressores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário